Rui Gaspar

Those who cannot remember the past are condemned to repeat it

Benfica, Porto e Sporting no Android

February 16th, 2012

As minhas ultimas aplicação para o mercado Android.
Com estas aplicações podes seguir todas as informações do teu clube.
As aplicações tem todas as mesmas funcionalidades. Sendo elas as seguintes:

  • Notícias: esta é a pagina de entrada das aplicações, onde se pode ver um resumo das ultimas noticias de cada clube. Entrado na noticia, pode-se aceder á noticia completa como está no site fonte da noticia, sem ter a necessidade de sair da aplicação.
  • Jogos ao vivo: aqui poderá acompanhar o jogo ao vivo do seu clube, bem como todos os outros jogos de outras equipas e de outros campeonatos que estão a decorrer no momento.
  • Calendário: podes ver os últimos jogos realizados, bem como os próximos jogos de cada competição
  • Classificação: aqui podes ver qual a classificação de cada equipa e o numero de jogos realizados.
  • Equipa: por fim, no ultimo separador é possível aceder ao plantel com alguma informação de cada jogador.

Actualmente estou a trabalhar em novas funcionalidades para todas as aplicação bem como o melhoramento das existentes. Das novas funcionalidades que sairão na próxima versão destacam-se as seguintes:
Chat: para poderes comunicar com toda a comunidade de adeptos do teu clube.
Videos: para aceder por exemplo aos últimos jogos e golos do seu clube.
Configuração: ecrã onde podes configurar vários parâmetros da aplicação.

Actualmente as aplicações estão no top do market Android na categoria de desporto, como se pode ver na imagem em baixo.

Actualmente a aplicação encontra-se desenvolvida para os seguintes clubes:

  • Benfica
  • Porto
  • Sporting
  • Manchester United
  • Manchester City
  • Tottenham
  • Chelsea
  • Arsenal
  • Liverpool
  • Corinthians
  • Vasco
  • Fluminense
  • Flamengo
  • São Paulo
  • Botafogo
  • Santos
  • Palmeiras
  • Grêmio
  • Juventus
  • Milan
  • Lazio
  • Internazionale
  • Roma

Duvidas, sugestões e opiniões são sempre bem vindas e ajudam as aplicações a crescer.

Rádio Sines – Android App

December 7th, 2011

A minha primeira aplicação desenvolvida para uma rádio local. Trata-se da Rádio Sines que é um emissor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sines, a emitir da cidade de Sines para todo o Litoral Alentejano, na frequência 95.9 FM.
Com esta aplicação, os ouvintes da rádio, poderão aceder através do telemóvel ás noticias disponibilizadas no site da rádio, bem como ouvir a emissão online, podcasts e aceder á programação diária.

Podem deixar aqui as vossas criticas e sugestões.





Link: Market Android

Marés – Android App

December 7th, 2011

Uma aplicação desenvolvida depois de ter sentido a necessidade de saber o estado da maré. Esta aplicação tem o estado das marés de mais de 9000 pontos em todo o mundo. Actualmente está disponível em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

Podem deixar aqui as vossas criticas e sugestões.



Link: Market Android

Euro Milhões – Android App

September 3rd, 2011

A minha primeira aplicação desenvolvida para o sistema operativo Android. A aplicação permite ver a ultima chave do euro milhões, bem como todas as chaves anteriores desde a criação do jogo em 2004. Permite também ao utilizador adicionar as suas chaves com que joga frequentemente e activar alertas. Esses alertas são executados nos dias de jogo e disparam alertas com o valor do prémio. É possível também configurar uma série da parâmetros como a língua, a moeda bem como parâmetros relativos aos alertas.

Podem deixar aqui as vossas criticas e sugestões.





Link: Download para Android

Foogle – Motor de Pesquisa Semântico sobre Futebol

February 7th, 2010

Com o crescimento exponencial da informação que existe na internet, torna-se essencial que os resultados dos motores de busca sejam os que o utilizador pretende encontrar. As pesquisas baseadas em match de palavras-chave são muito limitadas, uma vez que obriga o utilizador a dizer ao motor de pesquisa exactamente o que pretende encontrar. Isto funciona se o utilizador souber o que encontrar, mas se o utilizador não souber, torna o processo de pesquisa muito mais ineficiente.
Para contornar este problema, existe a pesquisa semântica, onde não apenas pesquisamos palavras, mas também conceitos.
Com este intuito, desenvolveu-se este projecto que tem como finalidade a pesquisa semântica num domínio específico.

Poderá descarregar aqui o artigo referente a este projecto: Relatorio Foogle

Aqui poderá encontrar o código fonte da solução: http://code.assembla.com/WebSemantica/subversion/nodes

Realidade Virtual no Cinema

February 7th, 2010


Desde o “experience theater” de Morton Heilig nos anos 50, passando por filmes como TRON e Brainstorm, até às salas de cinema 3D, ao IMAX e ao Futuroscope, a realidade virtual há já muito tempo representa uma parte importante no cinema. É verdade que a definição de realidade virtual como uma experiência interactiva que exige do utilizador o uso dos 5 sentidos vai um pouco contra a ideia do cinema como experiência estática que só estimula a visão e a audição. No entanto, isso não nos impede de pensar no Sensorama, com a sua imersão dos 5 sentidos, como “o cinema do futuro”, ou de representar uma realidade virtual de elevadíssimo realismo no argumento dos próprios filmes, ou ainda de projectar filmes com imagens e som 3D de maneira a imergir os espectadores numa realidade virtual parcial mas muitíssimo realista.

Desde que, o actor e director, Antonin Artaud descreveu pela primeira vez, em 1938, o teatro como “la réalite virtuelle”, tanto o conceito como a tecnologia que o acompanha têm vindo a evoluir consideravelmente, o mesmo acontecendo com a sua aplicação na área do cinema. Esta evolução tem sido de tal maneira rápida que muito do que se tinha como sonhos e ideias extravagantes é hoje uma realidade, só possível graças a técnicas cada vez mais avançadas de filmagem, com várias câmaras em posições e com ângulos diferentes, captação de movimentos reais, através de uma variedade de sensores, edição de imagem por computador, etc.

Para além de filmes como The Matrix e ExistenZ, criados, respectivamente, pelos irmãos Wachowski e David Cronenberg em 1999, que representam uma realidade virtual de tal maneira realista que nos levam a considerar a sua plausibilidade, existem ainda inúmeras salas de cinema 3D onde podemos imergir em imagens que saem do ecrã, com ecrãs enormes que abrangem por completo a nossa visão, como o IMAX Dome, com cadeiras que ganham vida para nos dar a ideia de movimento, como no Futuroscope, e até com cheiros, tudo para nos fazer entrar num outro mundo, numa realidade virtual.

Poderá descarregar aqui o artigo completo Realidade Virtual no Cinema

Web-Site Front-End Analysis

July 30th, 2009

Web-Site_Front-End_Analysis_Big

Com o crescente volume de utilização da internet e da expansão dos sites, um dos factores que muitas vezes dita o sucesso ou insucesso de um website é o seu desempenho. Um utilizador não está para esperar 10 segundos que um site abra sem lhe dar algum tipo de feedback.

Por este motivo é interessante analisar e avaliar como são feitos alguns websites relativamente às boas políticas de programação, design e organização das componentes. Para esta análise seguimos as regras que Steve Souders aconselha para a criação de websites.

Utilizamos também duas ferramentas para ajudar a avaliar estes pontos e fizemos uma descrição e comentário aos 5 websites escolhidos.

Pode ver aqui o documento: Web-Site Front-End Analysis

Mobilidade IP – Simulação

July 30th, 2009

MobilidadeIp_Big

O conceito de mobilidade ip caracteriza-se pela possibilidade de uma máquina poder manter o seu IP original quando se desloca para uma rede “estrangeira”, evitando a perda de eventuais ligações com outros dispositivos.

Para simular um sistema de mobilidade em redes ip foi desenvolvidas duas aplicações que podem ser descarregadas aqui.